BRAZIL NEWS

TECH: Atari 5200: um gigante de 8 bits




Console foi a solução da Atari para conter o avanço dos concorrentes tinham que tinham gráficos melhores

No começo da década de 80, nos Estados Unidos, a Atari dominava o mercado com o seu modelo 2600, mas corria riscos com os recém-lançados Intellivision e Colecovision. Seus concorrentes tinham gráficos melhores, o que poderia ameaçar a hegemonia. Foi aí que Atari resolveu lançar, em 1982, nos EUA, depois de testar alguns protótipos, o Atari 5200 Supersystem.
O nome foi escolhido de forma que o consumidor associasse que ele era duas vezes melhor que o modelo anterior. Afinal de contas, 2600 + 2600 = 5200. Bem, não se pode dizer ao certo se tinha o dobro da potência, mas, com certeza, era bem poderoso para época.

Reprodução

Mas como a Atari conseguiu isso? Na verdade, o que eles fizeram foi colocar, em um videogame, o poder de processamento de dois modelos de computadores lançados no final da década de 70. Por volta de 1979, a empresa havia lançado o Atari 400; logo em seguida, anunciou o Atari 800. Ambos tinham teclado, permitiam criar aplicações por meio de programação e, é claro, rodar games. E para realizar todas essas tarefas, obviamente era necessário mais poder de processamento.
A idéia da Atari foi, portanto, colocar esses recursos dentro de um aparelho que somente rodaria jogos. Ele contava com 16k de memória, que era muito para a época, processador de 8-bits/1,78MHz, resolução de tela de 320 x 192, 16 cores, 4 canais de áudio e suportava jogos com até 32 K.

Console gigante
Para caber tudo isso, a Atari criou um console realmente grande. Ele tinha 38 cm de comprimento, 33 de largura e 11 cm de espessura. Era feito de um plástico brilhoso preto, tinha uma faixa larga de metal com a inscrição Atari 5200 e uma tampa de acrílico que, ao ser levantada, escondia um compartimento no qual podiam ser guardados os controles. Tirei uma foto do Atari 5200 da minha coleção ao lado do Atari 2600 Darth Vader. Veja a diferença de tamanho. O peso também é o dobro ou triplo de seu antecessor.

Reprodução

A entrada de energia, que vinha de uma fonte também enorme e pesada, ficava junto com a caixinha de RF na TV e não no console. Embora diferente, esta engenharia não era nova, pois o RCA Studio II, de 1976, usava o mesmo sistema.

Reprodução

E por falar em controles, eles sempre foram o grande ponto fraco do Atari 5200. Com um conceito similar aos joysticks do Intellivision e Colecovision, tinha botões numéricos para escolher algumas opções nos jogos, uma pequena alavanca direcional e botões de tiro nas laterais.

Reprodução
Era anatomicamente horrível e também muito frágil. Não conheço um controle sequer que já não tenha tido problema. Uma alternativa aos controles ruins era o caro Atari 5200 trackball, um controle grandalhão, que vinha com uma esfera de plastico amarela em cima para movimentar os objetos, além de teclas para comandos diversos.
A empresa lançou dois modelos de consoles. Um deles trazia quatro entradas para controles; já o segundo modelo só vinha com dois.
O Atari 5200 tinha tudo para ser um campeão de vendas, mas não vingou. O primeiro erro da Atari foi mudar o conector do console, tornando-o incompatível com os cartuchos do Atari 2600. Vendo a besteira que fez, a empresa ainda lançou o VCS Cartridge Adaptador, um adaptador de cartuchos do 2600 para o 5200. Mesmo assim, a estratégia não deu resultado. Veja, abaixo, como era o cartucho do Atari 5200.

Reprodução

O principal motivo é que os consumidores não viram uma justificativa para mudar. Embora o Atari 5200 fosse muito superior no hardware, custava US$ 299,00 e os jogos feitos para ele eram praticamente versões remodeladas de títulos já consagrados para o 2600. Jogos como H.E.R.O, Pitfall, River Raid, Pac Man, entre outros, apenas ganharam fundos diferentes e elementos um pouco mais detalhados, mas nada de outro mundo. Veja o comercial da época.



Especificamente para Atari 5200, foram produzidos 69 jogos. Os que fizeram mais sucesso foram Berzerk, Missile Command, Centipede, Qix, Pengo, Wizard of Wor, Space Dungeon, Rescue on Fractalas! e Montazuma’s Revenge.
O fato é que, depois do modelo 2600, a Atari não conseguiu emplacar um sucessor competitivo. A produção foi encerrada em 1984, ano em que houve o crash do mercado de videogames da segunda geração. Os consumidores abandonaram os consoles e se voltaram para os computadores, que traziam jogos e melhor qualidade e, ainda permitiam fazer outras atividades.
Aqui no Brasil, que era um mercado bem diferente do norte-americano, as vendas do Atari 2600 continuavam muito boas, principalmente devido à presença dos clones fabricados pela CCE, Milmar, Dactar, Dynacom, entre outras. Não valia à pena "clonar" um Atari 5200 porque era muito caro e complicado. Como tínhamos uma reserva de mercado que dificultava importações, trazê-lo lá de fora só mesmo de modo clandestino. Por isso, não há registros de que alguém fabricou o Atari 5200 no Brasil. Hoje em dia, é um item bem raro e disputado entre os colecionadores.

 FONTE: OLHAR DIGITAL

 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

MAIS..

Pesquisar este blog

Translate

FAÇA UMA DOAÇÃO !

BRAZIL NEWS

BRAZIL NEWS
informação é tudo !

ACORDE, antes que caia no buraco !

Blog Archive

MAIS LIDAS

FAÇA UMA DOAÇÃO

FAÇA UMA DOAÇÃO
Nos ajude a manter este Projeto