Composição do fumo, reação química e mudança de estado
O Fumo utilizado no Narguilé contém as mesmas substâncias tóxicas do tabaco. São elas a Nicotina, Alcatrão, Monóxido de carbono, Arsênio, Benzopireno, Níquel, Cobalto, Berílio, Cromo e Chumbo. Sua fumaça contém também os aditivos aromatizantes. Portanto, causa dependência, perda de dente, câncer de boca e todos os riscos do tabaco à saúde: doenças respiratórias, câncer de fígado, tuberculose e herpes, dependência física e psíquica, impotência e doenças cardiovasculares.
A médica descreve todos os riscos do narguilé, que é proibido no Estado de São Paulo até os 18 anos:- O carvão usado para acender o tabaco, no narguilé, potencializa o monóxido de carbono, que tira o oxigênio das células, tornando, portanto, o tabaco no narguilé mais perigoso do que no cigarro
- As essências do narguilé são produtos químicos que irão para a fumaça, tornando ainda mais perigosa essa mistura com o tabaco ao chegar à boca
- A água do narguilé não filtra totalmente, ela somente esfria a fumaça, potencializando o aparecimento de várias doenças, perda de dentes e de câncer na boca
- Compartilhar a mangueira do narguilé significa ser candidato a várias doenças como herpes e hepatite A, mesmo não tragando. Quando a fumaça chega à boca, ela vai ser levada à corrente sanguínea porque na língua há papilas que levam as substâncias para a corrente sanguínea.
- Usuário de narguilé torna-se rapidamente fumante de cigarro. Porque fica viciado com a nicotina.
Quando se aspira o ar pela mangueira, reduz-se a pressão no interior da base; isso faz com que ar aquecido pelo carvão passe pelo tabaco, assim o fumo passará direto do estado sólido para gasoso produzindo à fumaça. Ela desce por um tubo que fica dentro do corpo até a base, onde é resfriada e filtrada pela água, que retém partículas sólidas. Depois a fumaça retorna para o vaso e passa pela mangueira ate chegar à boca.
Há um fumo especial para narguilés, usualmente feito com melaço (um subproduto do açúcar) e frutas ou aromatizantes. Os aromas são bastante variados; encontra-se de frutas (como pêssego, maçã-verde, coco), flores, mel, e até mesmo Coca-Cola e Red-Bull. Embora também seja possível encontrar fumos não-aromatizados, estes progressivamente perderam espaço para os aromatizados, que hoje são muito mais populares.
Os efeitos à saúde causados pelo fumo do tabaco são largamente conhecidos e se aplicam também ao uso do narguilé, contrariando a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo à saúde. Recentes estudos, inclusive, indicam que seu uso pode ser ainda pior para a saúde do que o cigarro.
Além do mais, a Organização Mundial de Saúde alerta que a fumaça do narguilé contém inúmeras toxinas que podem causar câncer de pulmão, doenças cardíacas entre outras. E que, em uma sessão de narguilé – que pode durar de vinte minutos a uma hora – a quantidade de fumaça inalada corresponde a mesma inalada ao se fumar 100 cigarros comuns.
A Academia Estadunidense de Periodontologia afirma que o uso do narguilé é comparável ao cigarro, em relação aos riscos de doenças da gengiva.
George Loffredo, professor da universidade de Georgetown que conduziu estudo sobre o uso do narguilé no Egito acredita que, comparado ao fumante típico de cigarros, o fumante de narguilé expõe-se mais a toxinas como nicotina e monóxido de carbono.
Contrapondo estes estudos, KamalChaouachi, pesquisador em socio-antropologia e tabacologia, entende que, embora o narguilé tenha efeitos nocivos à saúde, é possível que eles sejam menores que os do cigarro (por exemplo, em relação ao câncer de pulmão). Ele tece ainda severas críticas aos principais estudos sobre o narguilé (inclusive à nota da Organização Mundial de Saúde citada acima). Segundo ele, a maioria deles têm problemas metodológicos (como não distinguir entre usuários exclusivos e os que são fumantes ou ex-fumantes de cigarros) e ignoram os resultados de importantes estudos sociológicos, etnológicos e antropológicos sobre o assunto.
Verdadeiro ou falso?
É verdadeiro! A informação é real! O narguilé é um tipo de cachimbo de água usado atualmente pelos jovens, na maioria das vezes, para o fumo coletivo. É comum encontrarmos adolescentes fumando o narguilé nas portas de bares e em casas de shows.O funcionamento desse cachimbo é bem simples: Ao aspirar o ar pela mangueira, o ar aquecido pelo carvão passa pelo tabaco, produzindo a fumaça que passa pela água (onde é resfriada e filtrada). A fumaça segue pela mangueira até ser aspirada pelo usuário e expirada logo em seguida.
Aumento do uso entre os jovensUm estudo feito em 2006, pela University Georgetown Medical Center, já demonstrava um aumento significativo dos adeptos desse tipo de fumo entre os jovens e, sobretudo, entre as mulheres. Desde aquela época, as pesquisas já apontavam para os riscos à saúde entre os usuários do narguilé.Ainda em 2006, a Organização Mundial de Saúde divulgou um relatório mostrando que os cachimbos de água são mais prejudiciais do que os cigarros normais. O coordenador do relatório, o americano Douglas Bettcher, ainda foi além e afirmou que uma hora de consumo do Narguilé equivale a 200 cigarros.O estudo pode ser lido na íntegra (em inglês, infelizmente) nesse PDF aqui. É assustador verificar que, de acordo com a OMS, mais da metade dos cerca de 1,5 bilhão de fumantes do mundo irão morrer por causa da dependência aos diversos tipos de fumo (e o narguilé está aí no meio).Douglas Bettcher e mais um monte de pneumologistas – dentre eles, o brasileiro Ricardo Meirelles, da Divisão do Controle do Tabagismo do Inca – afirmam que por ser “filtrada”, a fumaça aspirada dá a falsa sensação ao usuário de que ela é mais pura do que a do cigarro normal, mas é só ilusão. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, além da fumaça vir carregada com mais de 4 mil substâncias tóxicas (que também estão presentes no cigarro comum), possui concentrações muito superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas.Até o Pica Pau sabe que o narguilé faz mal à saude! (reprodução/YouTube)
O leitor e amigo do E-farsas André Fonceca separou um vídeo de uma reportagem do Jornal do SBT (de 2011) onde Stella Martins, Diretora do Programa de Atenção ao Tabagismo, explica a razão de tanto cuidado quanto ao uso do cachimbo de água:
Como em vários modelos desse aparelho é possível se conectar várias mangueiras, a garotada usa do narguilé para “se enturmar com a galera”. Sim, o narguilé serve como um instrumento sociável. No entanto, é bom avisar que, ao compartilhar o mesmo bocal com várias pessoas, as chances de se contrair outras doenças como herpes, hepatite ou até tuberculose são grandes.O vídeo a seguir foi exibido pela TV Globo em 2007 e mostra que alguns jovens usam o narguilé para queimar algo a mais do que o fumo! Na época, a reportagem entrevistou o médico Luiz Zaion, que foi categórico: Apenas 50 tragadas já são suficientes para viciar!
E você, o que acha?
Para fomentar a discussão (espero a sua opinião nos comentários), encontramos um vídeo interessante no YouTube produzido pelo pessoal do Viver Em Brasília com os argumentos de um fumante contumaz (há 12 anos) de narguilé e de um pneumologista. Assista aos prós e contras de cada uma das partes e tire suas próprias conclusões:
ConclusãoApesar de muita gente alegar que o fato da fumaça do narguilé ser “filtrada” pela água, o uso contínuo desse cachimbo faz muito mal à saúde!
# olá gente venho contar uma historia que aconteceu ontem com um amigo do #Blogdoarguile ...
ResponderExcluireu sou químico formado no Senai daqui de salvador Bahia e eu estava assistindo uma palestra organizada pela prefeitura e os baba ovo do governo sobre tabagismo,
então um medico que e irmão do vereador falou as seguintes coisas....
" O fumo tem que ser proibido por conter mais nicotina que o cigarro"
" a cada 30 minutos de arguile seria equivalente a 100 cigarros"
" a emissão de co2 ( dióxido de carbono) e So2 ( dióxido de enxofre) da câncer"
" a fumaça é toxica"
Eu como químico e amante do arguile levantei com uma raiva e perguntei ao fdp
" vem cá ou imbecil você se formou mesmo ou compro esse crm ai ?
ele se alterou e disse :
" Não eu sou medico e posso comprovar oque eu disse!
eu fui a frente e tirei meu crq da carteira e disse a ele :
" você é medico eu sou químico me diga ai quais emissões são cancerígenas no arguile ?
"me diga que ser humano aguentaria 100 cigarros em 30 minutos ? e outra nas sessões de 1 hora seria 200 cigarros se cada cigarro tem 1mg de nicotina e o corpo só aguenta absorver 40mg e depois disso começa a ter falecimento dos órgãos e pico cardíaco causando infartes ?
me explique ai desde quando a fumaça do composto orgânico glicerina em ebulição é toxica ?
e outra dióxido de carbono e dióxido de enxofre pra dar câncer meu querido no minimo teria que ser inalada 1000mg por molecula por dia porq se fosse assim quem anda no transito hoje recebe muito mais do que as simples miligramas que o arguile emite ..........
ele começou a ficar nervoso e perguntando vc e químico de onde ?
quem lhe deu essas informações meu irmão é vereador sabia disso ?
eu disse a ele eu sou químico formado e tenho como provar , e se seu irmão é vereador minha tia e juíza e eu estarei agora ligando pra ela e informando a sua ameaça ....
ele disse que iria no certificado regional de química para retirada do meu crq e que as informações dele estavam corretas , eu disse a ele , sabe porque os baba ovo que se diz medico falam isso ? porque a maioria ganha ponta do governo porque hoje o governo e rico de imposto de cigarro e do arguile eles n conseguiriam ..
amigos cuidado com oque vocês ouvem e deixam as pessoas falarem sobre oque você usa , e deixa la ele bater no crq qualquer coisa eu aviso pra vocês obg pela atenção *_*
Até acho legal esses tipos de incentivo "Anti-Tabagismo". Mas antes de você expor alguma coisa vocÊ tem que estudar e entender sobre o assunto. Cada unidade de cigarro contém em média 0,7% de nicotina pra mais enquanto uma essencia de Narguilé contém 0,5% em toda a caixa, então cada sessão de narguilé iria conter entorno de 0,02% de nicotina. E quando se fala que 1hora equivale a 100 cigarros não é na questão prejudicial, é em volume pq o narguilé ele faz muita fumaça, que realmente equivale a 100 cigarros, o narguilé não é para ser tragado que isso diminui muito mais os efeitos no organimos. Um fumante de cigarro não gosta de narguilé simplesmente pq acham muito "fraco" em relação a nicotina. Pq um viciado em cigarro, fuma apenas para sentir o efeito da nicotina. O que faz mais mal em um narguilé, é o carvão pq ele libera substâncias toxicas, mas não ao ponto de adquirir todas esses tipos de doenças que estão descrevendo nessa charge enganosa acima, isso é relativo pois tudo que é de mais realmente faz mal. Mas, Pq não falam todas as doenças adquiridas com a cerveja? Pq não falam todas as doenças adquiridas com o Catchup por exemplo. Então, não devemos ser ignorantes ao ponto de acreditar em tudo o que falam, devemos primeiramente nos informar e entender sobre o assunto para que possamos ter bons argumentos. Essa charge teria que mudar muita coisa
ResponderExcluir