Blockbuster fechará todas as lojas físicas nos EUA até janeiro Foto: AP
Blockbuster fechará todas as lojas físicas nos EUA até janeiro
Foto: AP
A Blockbuster dos Estados Unidos fechará todas as suas lojas físicas e encerrará o serviço de entregas de DVD por correio até janeiro de 2014, anunciou nesta quarta-feira a Dish Network Corporation, atual dona da rede de videolocadoras que já chegou a ter 9 mil lojas pelo mundo em 2004.
A locadora americana pediu concordata concordata em 2010, quando tinha cerca de US$ 1 bilhão em dívidas. Na época, a rede tinha 3 mil lojas nos EUA, mas sofria com o crescimento do consumo de filmes online, por meio da Netflix, principalmente.
Sem lojas físicas, a Blockbuster continuará oferecendo pacotes digitais com serviços de streaming e filmes on demand, como um "aluguel virtual". “Não é uma decisão fácil, mas a demanda dos consumidores está claramente caminhando para distribuição digital de entretenimento em vídeo", afirmou Joseph P. Clayton, presidente e CEO da Dish.
Brasil
A rede de locadoras chegou ao Brasil em 1994, por meio de um acordo de franquia entre o Grupo Moreira Salles, do Unibanco, e a Blockbuster Entertainment Corporation, que criou a BWU Video. A primeira loja no Brasil foi inaugurada em 22 de março de 1995, no bairro paulistano do Itaim Bibi. Em 2007, a rede foi vendida para as Lojas Americanas, por R$ 186 milhões. A decisão da Dish não afeta a operação no Brasil, já que os donos têm o direito de usar a marca até 2027.
Terra