A composição de oito vagões, tomada por aproximadamente mil passageiros, trafegava pelo estado de Bihar (nordeste do país) cerca de 400 quilômetros de Calcutá. Fora, o vento das monções se abatia sobre a região. Chuvas extremamente pesadas faziam os rios transbordarem, tornando as vias férreas escorregadias.
Assim que o trem se aproximou da ponte sobre o rio Bagmati, uma vaca cruzava a via férrea. Na tentativa de salvar o animal, o maquinista freou violentamente a composição. Os vagões deslizaram sobre os trilhos úmidos e os sete últimos descarrilaram e mergulharam no rio. Com o rio muito acima dos níveis normais, os vagões afundaram em suas águas barrentas.
A ajuda do resgate estava horas distante e, quando chegou, cerca de 600 pessoas já tinham perdido suas vidas. Depois de buscas que levaram dias, 286 corpos puderam ser recuperados, no entanto mais de 300 passageiros jamais foram encontrados. A estimativa mais próxima da realidade é que perto de 600 viajantes morreram devido a decisão do engenheiro.
Técnicos, porém, afirmaram que a freagem, isoladamente, não poderia ser a causa provável do descarrilamento. A distribuição das forças decorrentes da freagem de um trem de passageiros é bastante uniforme. Cada um dos vagões têm pesos semelhantes e são freados individualmente. A explicação teria maior credibilidade se aplicada a trens de carga porquanto “existe risco maior de descarrilamento com composições de carga, pois o eixo das cargas dos vagões possivelmente seja muito diferentes e/ou os vagões freiam de maneira distinta”.
Outra explicação veio do presidente da Direção Indiana de Estradas de Ferro. Ele afirmou que o trem foi arrastado para o rio durante uma tempestade. Dúvidas acerca dessa explanação surgiram visto que o ministério do Desenvolvimento Rural local teria tido conhecimento imediato e prévio que as condições climáticas eram tão severas a ponto de arrastar pesadíssimos veículos.
Em seguida ao acidente, funcionários do governo afirmaram que havia mais de 1000 vítimas fatais e alguns sugeriram que o total de vítimas poderia exceder a 3 mil. Quando se ofereceu a barqueiros da região 5 libras por cada corpo recuperado, eles recusaram. A Marinha indiana chegou a planejar explosões subaquáticas para tentar recolher estimados 500 corpos.