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CIENCIA: GIGANTES NA TERRA- CAPÍTULO 4: A QUARTA GUERRA GENÉTICA DE YHWH

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GIGANTES NO TEMPO DE MOISÉS
Moses Descends Sinai with the Law
 
Fase 4 da guerra genética YHWH contra os rebeldes começou quando a esposa de Abraão, Sarah, deu à luz Isaac, apesar de ter mais de 90 anos de idade (Gn 21). Isaac, por sua vez teve dois filhos: Jacó, o pai dos filhos de Israel, e Esaú, cujos descendentes migraram para o leste e acabaram com os Horins nas montanhas de Seir. (Dt 02:12). Os israelitas, no entanto, para escaparem da fome na terra de Canaã, mudaram-se para o Egito, onde cresceu e prosperaram como uma nação por 400 anos. Enquanto isso os zuzim, emins, Horim e aveus foram destruídos, a iniqüidade dos amorreus chegou ao máximo quando os Refains desenvolveram um grupo totalmente novo de tropas de assalto gigante Gibborim  - Os  Anakins . Crescendo paralelamente, o justo e o ímpio, os pacíficos e os poderosos, o homo sapiens e homo artificialis - apenas um sairia vitoriosos da batalha , e o outro seria totalmente destruído.
Após a sua permanência de 400 anos na terra do Egito, Israel estava pronta para seu treinamento final antes de serem enviados para a guerra contra os gigantes. Para este fim, YHWH enviou Moisés para libertar Israel de seu cativeiro e levá-los para a Terra Prometida de Canaã, onde iriam acabar com o restante dos refains e, teoricamente, restaurar  shalom de YHWH na  Terra. Nesse meio tempo, YHWH mostrou-lhes muitos sinais e maravilhas sobrenaturais, que deveriam convencê-los de que Ele É todo poderoso, e que nenhuma força no céu e da Terra poderia derrotá-lo ou aqueles que estavam com ele – nem mesmo os gigantes temíveis de Canaã.
Quando Israel pela primeira vez Na terra de Canaã, que enviou um grupo de doze espias, um de cada tribo de Israel, para reunir informações sobre fortificações cananéias e de suas capacidades militares. Os espiões percorreram todo o caminho através da terra de Canaã, também nas antigas áreas Refains no norte, e vice-versa. Voltando de sua viagem de 40 dias, eles voltaram com medo dos gigantes que viram lá, particularmente dos anaquins, apesar de todos os sinais e maravilhas que YHWH tinha mostrado eles:
21 Assim subiram, e espiaram a terra desde o deserto de Zim, até Reobe, como os homens à entrada de Hamate. 22 E subiram para o sul, e vieram até Hebrom, onde estavam Aimã, Sesai e Talmai, filhos de Anaque, foram. (Ora, Hebrom foi edificada sete anos antes de Zoã no Egito). 25 E eles voltaram de espiar a terra depois de 40 dias. 27 E disseram-lhe, e disse: Nós veio a terra para onde enviaste nós, e verdadeiramente mana leite e mel; 28 Porém o povo é forte que habita na terra, e as cidades são fortificadas e mui grandes, e além disso vimos os filhos de Anaque. 29 Os amalequitas habitam na terra do sul, e os heteus e dos jebuseus, e os amorreus habitam nas montanhas, e os cananeus habitam junto do mar, e pela costa da Jordânia. 30 E Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Subamos ao mesmo tempo, e possuiremos eles;. pois somos bem capazes de superá-los 31 .Mas os homens que subiram com ele disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. 32 E trouxeram um relatório infamendo  terra que haviam procurado para os filhos de Israel, dizendo: A terra, através do qual passamos a procurá-la, é terra que devora os seus moradores, e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura . 33 Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, que vêm dos gigantes: e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos. (Nm 13:21-22, 25, 27 -33)


OS ANAKINS
homo artificialis rephaim anaki

Os “filhos de Anaque”, os anaquins eraam a próxima geração de gigantes Gibborins produzidos pelos Refaim na terra de Canaã. Mais forte, mais rápidos e muito mais fortes do que o resto dos gigantes, antes ou durante esse tempo, os anaquins eram muito temidos por todos - incluindo, provavelmente, por outros  tipos de gigantes.
Neste momento, os Refains eram muitos e tambem outros gigantes Horins, aveus e Anakins ocupavam a região montanhosa do norte de Canaã, enquanto o Anakim dominaram completamente o sul. Os espiões deve ter visto estes companheiros assustadores cada lugar que ia. Mas em seu relatório mais tarde a Moisés eles mencionaram apenas os gigantes anaquins – aparentemente porque atingiu mais terror neles do que todo o resto. Para ferocidade e ousadia, os anaquins definir o padrão. Contra eles, de fato, todos os outros gigantes foram medidos. O próprio Moisés confirmou sua superioridade, quando escreveu em seu livro este famoso ditado proverbial:
Um povo grande e alto, filhos de gigantes, que tu conheces, e de que já ouviste. Quem resistiria diante dos filhos dos gigantes? Deuteronômio 9:2

Um povo grande e alto, filhos de gigantes, que tu conheces, e de que já ouviste. Quem resistiria diante dos filhos dos gigantes?
Deuteronômio 9:2
Os anaquins tinha sua base de poder em Quiriate-Arba (mais tarde chamada Hebron), localizado nas montanhas do que mais tarde se tornaria o sul da Judéia, a cerca de 20 milhas ao sul de Jerusalém. Quiriate-Arba foi nomeado por Arba, o pai de Anaque (Josué 15:13). Lá, os filhos de Anaque,Aimã, Sesai e Talmai, governaram os povos cananeus que viviam na área . Veja o que a tradição rabínica tem a dizer sobre os filhos de Anaque:
Segundo a tradição rabínica (Gen. R. xxvi.), Os anaquins são da mesma raça que os Titânicos refains, Nefilins, Gibborins, Zamzummins e emins. O nome (que contém o elemento ‘anak=pescoço’) é explicado no Midrash (Gen. R. xxvi.), indicando que eles usavam no pescoço correntes amontoados em cima do pescoço , ou, como se diz do verbo ” para pressionar “,” força “, . Dos três filhos de Anaque que foram vistos pelos espiões com admiração e medo por sua estatura gigantesca, Aimã e Talmai Sesai (Nm xii. 22-33), o primeiro é representado em Números. R. xvi. e Tan., Selá, 7, ed. Buber, 11, como um desafio aos transeuntes, dizendo: “Qual dos irmãos vão lutar comigo”(A jogar em cima “Aimã” irmão = de quem), o segundo ficou ali impassível como um bloco de mármore (a jogar em cima shesh = mármore), e o terceiro fez sulcos profundos (a jogar em cima telamim = sulcos) no solo em cada passo. 
A woman from the 'Long Neck' Karen tribe that inhabitants a region of Asia spanning Myanmar and Thailand.
Uma mulher de ”Pescoço longo”da tribo Karen , habitantes de uma região da Ásia , Mianmar  e Tailândia. Os anaquins pareciam estar envolvidos em práticas similares, a fim de aumentar a sua altura, o que resultou no alongamento do pescoço, ao mesmo tempo, uma prática que se tornou sua marca registrada. Imagem deVirtualTourist.com
A palavra anak “ significa “pescoço” ou “colar” em hebraico, e não parece ter sido uma tradição do Anakim ter uma corrente longa no pescoço, que usavas muitos colares , possivelmente, empilhados um sobre o outro. Talvez o que estamos entendendo é que os anaquins usavam as correntes no pescoço como os povos de Mianmar e da Tailândia, empilhando anéis de bronze em volta do pescoço, a fim de esticar o pescoço em um esforço para aumentar a sua altura e aparência. Isso também explicaria o significado alternativo que os rabinos estavam explorando, incluindo “imprensa, força”, como se eles estavam forçando ou esticando a cabeça para cima, e a idéia de que eles “esticando a cabeça para o sol”, no sentido de “alongar “suas cabeças para cima, usando os anéis de bronze. Esse tipo de manipulação intencional do corpo para criar efeitos assustadores e perturbadores, incluindo o alongamento pescoço e má formação do crânio, perfuração extensa, pintura corporal, tatuagenes e métodos  bizarros de modificação corporais, parecem ter sido típicas dos anaquins, e dos Nephilins em geral. Ao contrário das mulheres da tribo Karen, no entanto, parece que a intenção dos Anakins não foi para melhorar a sua beleza física, mas para fazê-los parecer mais altos e mais ferozes, um efeito que trabalharam como uma forma de guerra psicológica para continuar a aterrorizar seus inimigos. Isso se encaixa no perfil dos Anakins como, de acordo com a imagem deles descrita pelos comentaristas, cada aspecto da vida dos anaquins foi voltada para a arte da guerra. DeLoach explica,
 
                                                            
 Uma coleção de crânios de gigantes em exposição  do Ouro , em Lima, Peru. Deformação proposital do crânio, a fim de aumentar a altura e incutir medo nos inimigos é uma tradição antiga e generalizada. Imagem da Luz 1998 .
No plural, Anakim significa “povo do colar” ou “gola”, e assim é explicado pelos rabinos antigos. O nome vem de “anaq” , a palavra hebraica para ”colar”. Moisés, em Números 13:33 , afirma que eles descendiam dos Nephilins. Sua altura incomum já era, naturalmente, o suficiente para despertar nas pessoas de tamanho normal algum desconforto. Mas os anaquins também eram  ma classe de pessoas ferozes e semi-selvagens, dado a atos de grande ousadia . Conseqüentemente, eles adoravam a guerra e consideravam isto como uma forma normal de vida. A sua inclinação para a luta era tão arraigada que quando nenhum inimigo comum era encontrado para lutar contra eles para exercerem a sua beligerância natural, eles lutavam entre si. Uma atitude hostil, combinada com sua estatura extraordinária, causava arrepios na maioria das pessoas que entraram em contato com eles. 
Quando os espias voltaram de espiar Canaã, todos os espiões , exceto Josué e Calebe trouxeram relatos terríveis dos filhos de Anaque, espalhando o medo a tal ponto em que os israelitas ameaçaram apedrejar Moisés e voltar para o Egito. Como resultado, YHWH estava tão bravo com eles que, se não fosse a intercessão de Moisés em seu nome, Ele teria destruído Israel ali mesmo. Em vez disso, cedendo, YHWH , condenou Israel  a vagar pelo deserto durante 40 anos, período durante o qual Ele ainda purificava, matando todos aqueles no acampamento que tinha murmurado contra Moisés. Os dois únicos homens de guerra que sobreviveram daquela geração foram Josué e Calebe, os dois únicos que tinham fé de que YHWH poderia facilmente derrotar os gigantes apesar de seu tamanho grande, como eles sabiam que não era por força nem por violência, mas com o Espírito YHWH que venceriam os gigantes.
CENA DE UMA BATALHA CONTRA OS GIGANTES CANANEUS ELIMINADOS POR ISRAEL

Durante os 40 anos de treinamento espiritual no deserto, uma nova geração de israelitas tinham crescido em um ambiente onde eles tinham sido treinados para depender exclusivamente de YHWH para sua sobrevivência. Como resultado, eles estavam prontos para derrotar os gigantes de Canaã, mas lutar contra os gigantes e anjos, sem YHWH está lutando por eles, certamente resultaria em derrota. Determinação de que Israel estava pronto, YHWH dirigiu Moisés para liderar os israelitas a atacar o restante dos gigantes refains no leste do Rio Jordão em primeiro lugar, deixando o Refaim e Anakins a oeste do Jordão para Josué. E destes Refains, dois foram os mais famosos: Siom e a Ogue, reis dos amorreus.
SEOM
Seom, era um gigante Refaim famoso que governou o leste dos amorreus do rio Jordão durante a época de Moisés. Embora não esteja especificamente indicado, parece provável que os amorreus tinham, nessa altura, sido geneticamente modificados e cruzados para uma outra classe de gigantes Gibborins que, como os anaquins, foram usados pelos refains como uma tropa de assalto ou um exército de ocupação para seus exércitos sobre-humanos. Se  assim for, “a iniqüidade dos amorreus” tinha, literalmente, chegado ao limite, como os amorreus tinha sido completamente transformados em Gibborins tipo homo sapiens/homo artificialis gigantes híbridos através de cruzamentos com os Refains.
Na época de Moisés, Seom e os amorreus Gibborins tinham se dirigido ao sul dos amonitas para as montanhas, tendo seu território desde o rio Jaboque, ao  norte até o rio Arnon, no sul. Lá, Siom, governou  os amorreus de Hesbom, e seu irmão, Ogue, governou  os amorreus do norte, em Basã.  “Ao longo destes, sobre os amorreus transjordanianos reinaram dois reis gigantes, Seon e Ogue. Moisés se refere a eles como remanescentes dos refains. Ogue mais tarde se tornou o mais famoso dos dois, por causa de seu caixão enorme. Mas do que os registros que temos, Seom, parece ter sido o mais poderoso e, provavelmente, foi a maior ameaça para o plano dos hebreus de avançar seus” ataques” à terra de Canaã. 
Seom e Ogue eram amplamente respeitados e temidos, e bem protegidos, tanto física como espiritualmente(Por anjos decáidos), Para garantir a vitória, Deus enviou o próprio Moisés contra eles em um  assalto preliminar contra os gigantes e suas fortalezas em Canaã , o que iria definir o restante das batalhas pela conquista de Canaã. DeLoach  explica como:
Um dia, Seom e Ogue organizou uma monarquia grande e poderosa. Apesar de Seom, não ser descrito nas Escrituras como um gigante, como Ogue o foi, outras fontes definitivamente o colocam entre os Refains. A literatura rabínica, por exemplo, identifica-o como irmão de Ogue. Os rabinos antigos também listam os reis como netos de Shemjazai [aka, Semjaza],um anjo caído (Niddah 61a), que evidentemente era  Nephilin. A Seom, eles ainda descrevem, que se assemelhava a Ogue em estatura e bravura(Midrash, Agadah, Hukkat, ed. Buber, p. 130). Estes escritos antigos também identificá-no com o cananeu Arad(Números 21:01), que foi chamado de Seom, porque ele se comparava aos potros no deserto por sua velocidade. Assim, os rabinos, por vezes, se referiu a ele como “o cananeu”, alegando que ele era senhor daquela terra e tinha por lá muitos reis vassalos que lhe pagavam tributos.
Sendo os netos de Semjaza , Seom e Ogue não poderia ter sido movidos a menos que um anjo mais poderoso – muito provavelmente o arcanjo Miguel – lutasse contra eles e afastando-os de sua poderosa proteção satânica em preparação para a conquista israelita. Miguel, de fato, lutou contra os anjos caídos, como é evidenciado por Daniel 10:13 e referências relacionadas. Miguel é também o patrono angélico de Israel (Daniel 12:1) , e é, portanto, mais provável que o anjo que YHWH enviou diante de Israel para expulsar os cananeus, confundi-los e manipulá-los no seu meio ambiente até o ponto onde estavam fracos e facilmente de serem conquistados:
20 Eis que eu envio um anjo diante de ti, para te guardar em teu caminho, e te leve ao lugar que tenho preparado. 21 Cuidado com ele, e ouve a sua voz, para não provocar-lhe, porque ele não perdoará as vossas transgressões :. para o meu nome está nele 22 .Mas, se na verdade, ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários 23 Porque o meu anjo irá adiante de ti , e te introduzirá na terra dos amorreus, heteus, os perizeus, e os cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os destruirei27 Enviarei o meu terror adiante de ti, e destruirá todos os povos a quem tu virás, e farei todos os teus inimigos virar as costas a ti. 28 E enviarei vespões diante de ti, que lancem fora os heveus, os cananeus e os heteus de diante de ti. 29 eu não vou expulsá-los de diante de ti num só ano, para que a terra se torne em deserto, e as feras do campo se não multipliquem contra ti. 30 Pouco a pouco vou levá-los fora de diante de ti, até que sejas aumentado, e herdarão a terra. 31 E fixarei os teus limites desde o Mar Vermelho até ao mar dos filisteus, e desde o deserto até ao rio: porque os entregarei os habitantes da terra em sua mão, e tu os expulsou de diante de ti.
( Êxodo 23:20-23, 27-31)
Além de Miguel e os anjos infundindo medo supersticioso e terror na população gigante, reduzindo a sua moral e, portanto, a sua eficácia de combate, analistas acreditam que a referência a “marimbondos” ou ”vespões” significa que espessas nuvens de vespas invadiram as torres, os castelos fortificados dos gigantes, expulsando os gigantes para fora, em campo aberto, onde eles eram muito mais vulneráveis. O texto parece promover a idéia de que a própria natureza estava lutando contra os gigantes que, como os Nephilins e Gibborins do mundo antediluviano, estavam fora de equilíbrio com a natureza. Como resultado, a terra estava “vomitando-os para fora”, expurgando-os e destruindo-os, pouco a pouco até o ponto onde estavam prontos  para serem conquistados. (Lev. 18:24-28)
Finalmente, jogando no orgulho Seom, Miguel os colocou em uma posição onde estava enfraquecidos, confusos, e seus exércitos com medo e desmoralizados, estavam todos reunidos em um só lugar, no campo aberto, onde os exércitos de Israel puderam acabar com eles de uma só vez:
21 E Israel enviou mensageiros a Seom, rei dos amorreus, dizendo:22 Deixa-me passar pela tua terra: não nos desviaremos para os campos, nem pelas vinhas; não beberemos das águas do teu poço, mas vamos pela estrada do rei, até que tenhamos passado os teus termos. 23 E Seom não deixou passar a Israel pelo seu termo; antes Seom congregou todo o seu povo, e marchou contra Israel para o deserto, e veio a Jaza, e pelejou contra Israel. 24 Mas Israel o feriu ao fio da espada, e possuíu sua terra, desde Arnom até Jaboque, até os filhos de Amom: para o termo dos filhos de Amom , que era forte.  25 E Israel tomou todas estas cidades; e Israel habitou em todas as cidades dos amorreus, em Hesbom e em todas as suas aldeias. 26Porque Hesbom era cidade de Seom, rei dos amorreus, que lutou contra o precedente rei de Moabe, e tomaram todas as suas terras da sua mão, até o Arnom. 32 E Moisés mandou espiar a Jazer, e tomaram as suas aldeias e expulsaram os amorreus que estavam ali. (Números 21:21-26, 32)
The Conquest of Canaan - click to view a larger image
A Conquista de Canaã durante o época de Moisés e Josué, ca. 1300 aC. A Conquista foi iniciada por Moisés, que destruiu Seom e Ogue e tomou o leste da área inteira do Jordão longe dos Anakins e Refains. Ele então se voltou contra o restante dos refains que estavam  em Edrei, e então Israel acampou em todo o rio Jordão de Jericó, seu próximo alvo primário. A liderança, em seguida, foi dada  para Josué, que conquistou Jericó, Ai, e derrotou uma confederação de reis amorreus em Gibeão. Seguindo ao sul, destruiu o resto de seus exércitos, e arrazou Laquis , Eglom, Hebron, Debir, Cades-Barnéia, Gaza, Debir, Goshen, e todos os outros que viveram no sul da Palestina naquela época, incluindo os gigantes anaquins e os amorreus de tamanho normal. Josué então começou a limpar norte Canaã, lutando uma batalha decisiva em Hazor antes e depois de exterminar o restante dos refains, ao norte e seus aliados. O restante da limpeza foi deixada para as 12 tribos após a morte de Josué.
Tendo derrotado os exércitos dos amorreus de uma só vez, incluindo-se Seom, os israelitas rapidamente se mudaram, assim como fizeram com reino anterior pertencente a Seom, que  se tornou instantaneamente maduro para ser ser despojado na guerra. Não houve necessidade de lutar contra quaisquer exércitos adicionais, ou sitiar as numerosas fortalezas , como todos os amorreus guerreiros foram sendo mortos nas batalhas, e aqueles poucos que sobreviveram tinha fugido. Os israelitas, em seguida, fizeram um rápido trabalho naqueles tolos , o suficiente para ficarem por perto, e exterminá-los aos poucos ,até o último homem – assim como a eles havia sido ordenado pelo Senhor.

OGUE
Depois de limpar o restante dos amorreus gigantes e refains do reino de Seom, Moisés então enviou outro grande exército ao norte, para o reino de Ogue, em Basã. Ogue, o irmão de Seom, era aparentemente o último dos verdadeiros gigantes refains em Canaã, ou talvez o último dos refains a leste do Rio Jordão – o que não está muito claro no texto. Ele comandava seu próprio grande exército de amorreus Gibborins no nordeste de Canaã Astarote-Carnaim, a antiga capital  dos Refains. Quando ele soube do destino de seu irmão, partiu imediatamente para destruir os israelitas. No entanto, Moisés já tinha enviado um exército, liderado por Jair e Nobath da tribo de Benjamin, para destrui -lo . Os dois exércitos se encontraram em Edrei, a segunda maior cidade do reino de Siom, é:”E eles voltaram e subiram pelo caminho de Basã. E Ogue, rei de Basã, saiu contra eles, ele e todo o seu povo, para a batalha em Edrei . E o Senhor disse a Moisés: Não o temas, porque eu tenho entregado na tua mão, e todo o seu povo, e a sua terra; e farás a ele como fizeste a Seom, rei dos amorreus,  que habitava em Hesbom. Assim o feriram,a seus filhos, e a todo o seu povo, que nenhum deles escapou; e eles tomaram a sua terra “. (Nm 21:21-35)
Como Seom, Ogue foi rapidamente eliminado, seu confuso exército desmoralizado não foi páreo para os guerreiros cheios do Espírito santo de YHWH. Ironicamente, Ogue, embora geralmente considerado como menos poderoso do que Seom, assumiu um lendário e às vezes um caráter quase cômico em muitas lendas judaicas que cresceram em torno dele. Uma história tem Ogue como sobrevivente do Dilúvio , para a servidão junto a Noé, em troca de comida. As lendas também colocam Ogue em muitos pontos importantes na história de Israel, incluindo uma festa para Isaac, de Jacó e bênção do Faraó. Durante a batalha de Edrei, outra lenda diz, “Ogue sentado no muro da cidade, com as pernas, que mediam dezoito varas (27 pés) de comprimento, descendo até o chão.” O retrato que retratam de Ogue não é mais do que a de um selvagem irracional, mas de uma pessoa altamente inteligente e sofisticada que estava possuída por um lado obscuro. Às vezes, quase divino, em seus discursos e maneiras, Ogue foi simultaneamente implacável ​​na sua ambição de conquistar o mundo, tratando a humanidade como mera alienação fiduciária para encher suas câmaras de tortura para sua diversão, ou para ser usada como combustível para os fornos de sua máquina de guerra . Esquizofrenia extrema, alternando entre a beleza gloriosa do mal e diabólica, parece ter sido típico do gigante bíblico. DeLoach explica a qualidade do homem:
Um gigante excepcional, Ogue governava um país com sessenta cidades fortemente fortificadas. Seu reino, que se estendia do rio Jaboque até o Monte Hermon, desfrutava de um bom clima durante todo o ano. Basã também foi abençoada com um solo extremamente rico que rendia colheitas abundantes, e seus arrebaldes exuberantes produziam gado e muitas outras opções. Conseqüentemente, nos tempos antigos, tornou-se sinônimo de fecundidade. O senhor desta terra ideal, de acordo com Josephus, tinham uma altura colossal e possuía grande força. ” Ogue tinha muito poucos iguais a ele, tanto em grandeza de corpo ou na formosura de sua aparência”, escreveu ele. “Ele era também um homem de grande atividade no uso de suas mãos, para que suas ações não eram desiguais para a grandeza enorme e bela aparência de seu corpo.” 
Além da qualidade do homem, talvez o que elevou seu irmão Ogue a destacar-se foi a sua “cama de ferro” lendária que foi mencionado por Moisés: “Porque só Ogue, rei de Basã, ficou do restante dos gigantes, eis o seu leito, um leito de ferro;? não está porventura em Rabá dos filhos de Amom nove côvados o seu comprimento, e de quatro côvados a sua largura , após o côvado de um homem “. (Dt 3:11) Ogue e sua lendária “cama de ferro”, que tinha cerca de  13-1/2 pés de comprimento e 6 metros de largura, o que torna provável que Ogue tinha, provavelmente, pelo menos, 12 pés de altura – pelo menos o dobro da altura (e largura) como o homem médio, que apareceria como uma criança pequena, por comparação. Estudiosos têm debatido o assunto do que exatamente esta “cama” foi qualquer coisa parecida como uma cama de ferro simples , ou de um sofá cerimonial para um dos muitos dolmens na área, muitos dos quais foram usados ​​como marcadores para locais de sepultamentos importantes.  Embora a idéia dolmen seja de um som, no hebraico, significa, literalmente, “sofá de ferro”. De Moor também explorou algumas idéias interessantes sobre a “cama de ferro” misteriosa e seu papel na história de Ogue.
Após a derrota de Seom e Ogue, reis dos amorreus, Moisés foi “dispensado”, e aliviado do dever, e seu manto de autoridade foi transferido para Josué. Depois que os israelitas tinham completado a conquista do oriente dos amorreus do Jordão, eles foram conhecer para atravessar o Jordão até a Terra Prometida. Josué, como narrado no livro de Josué , em seguida, passou a aniquilar os Anakins e seus aliados cananeus a oeste do Jordão. Josué levou uma guerra de extermínio contra os gigantes e os seus aliados corruptos cananeus até a sua velhice e alcançou este objetivo, trazendo a Fase 4 da guerra de YHWH contra os gigantes ao fim. Infelizmente, um remanescente de gigantes permaneceu na área dos aveus , em torno de Gaza e Gate. Estes filhos de Belial ímpios sobraram de outra geração para Israel conquistar.

GIGANTES NA ÉPOCA DE DAVI

Prophet David
 
Fase 5 da guerra de YHWH contra os gigantes  começou após Josué estar velho demais para continuar lutando, foi autorizada a se aposentar e deixar que a próxima geração de israelitas terminassem o trabalho. No entanto, a próxima geração começou a se distanciar de YHWH, e eles não exterminaram completamente os gigantes. Em vez disso, os israelitas começaram a se tornar corruptos e seguir os caminhos dos amorreus antes deles – mentir, enganar, roubar e, geralmente, serem imorais, antiéticos, e simplesmente desonestos. Mesmo o sumo sacerdote, e os filhos de Samuel tornaram-se corruptos em 1 Sam. 8:1-5 e, como resultado, depois que uma série de ” juízes “reinaram sobre Israel por um período de tempo, a realeza foi instituída a fim de manter os padrões nacionais de pesos e medidas, assim como a identidade nacional. Mais importante, o rei era necessário para ajudar a unir Israel contra os inimigos estrangeiros, como Israel não tivesse seguido a Lei de perto (ou, como foi o caso da tribo de Dan, não em todos, falaremos mais sobre isso mais tarde). Como resultado, Miguel e os anjos, que necessitavam de estrita obediência à lei mosaica, a fim de serem capazes de agir em nome de Israel, já não eram capazes de protegê-los de seus inimigos, como haviam feito durante a conquista de Canaã. Em suma, quanto mais eles pecaram e assumiam a forma pagã de viver do restante dos cananeus e os povos vizinhos, mais vulneráveis ​​se tornavam para serem subvertidos e destruídos pelo remanescente dos cananeus que eles não conseguiram expulsar.
GOLIAS
Boastful Goliath about to be slain by YHWH's servant, David
O arrogante Golias prestes a ser morto pelo servo de YHWH, David
Entre o restante dos cananeus havia um remanescente dos gigantes refains, incluindo possivelmente alguns Anakins  e alguns aveus. Um remanescente desses gigantes fugiram da ofensiva israelita, alguns dos quais se refugiaram com os filisteus. Os filisteus eram um povo marinheiro que haviam migrado do Mediterrâneo e se estabeleceram na costa sudeste do Mediterrâneo, que se estende do sudoeste da Palestina ao redor da área de Gaza em todo o caminho até o nordeste do Egito. Durante o tempo de David, cerca de 1000 aC, um certo Golias de Gate, um gigante, veio contra Israel encabeçando  um exército de filisteus:

Ora, os filisteus ajuntaram as suas forças para a guerra e congregaram-se em Socó, que pertence a Judá, e acamparam entre Socó e Azeca, em Efes-Damim.
Saul, porém, e os homens de Israel se ajuntaram e acamparam no vale de Elá, e ordenaram a batalha contra os filisteus.
Os filisteus estavam num monte de um lado, e os israelitas estavam num monte do outro lado; e entre eles o vale.
Então saiu do arraial dos filisteus um campeão, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo.
Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça escameada, cujo peso era de cinco mil siclos de bronze.
Também trazia grevas de bronze nas pernas, e um dardo de bronze entre os ombros.
A haste da sua lança era como o órgão de um tear, e a ponta da sua lança pesava seiscentos siclos de ferro; adiante dele ia o seu escudeiro.
Ele, pois, de pé, clamava às fileiras de Israel e dizia-lhes: Por que saístes a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu, e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim.
Se ele puder pelejar comigo e matar-me, seremos vossos servos; porem, se eu prevalecer contra ele e o matar, então sereis nossos servos, e nos servireis.
Disse mais o filisteu: Desafio hoje as fileiras de Israel; dai-me um homem, para que nós dois pelejemos.
Ouvindo, então, Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, desalentaram-se, e temeram muito.
1 Samuel 17:1-11
Nenhum dos israelitas teve a coragem de enfrentar Golias, com exceção de um certo Davi, filho de Jessé – um mero menino. Os israelitas ja tinham esquecido de confiar em YHWH e seus anjos para lutar por eles, em vez disse contavam com a espada e o escudo – os dons de Azazel, o anjo caído – para ajudá-los a lutar suas guerras sem sentido para obterem o poder e glória. Armado apenas com armas leves e a fé em YHWH, os israelitas na época de Josué tinha conquistado não por força nem por violencia mas pelo Espírito, deixar a Deus. Mas com o tempo de Davi, que aparentemente havia sido esquecido, e os israelitas tinham tomado sobre os cotumes dos cananeus. David, no entanto, entendeu a forma de YHWH trabalhar e, rejeitando a espada e escudo, pegou sua funda , e matou Golias , que nem espada nem escudo pode proteger da mão de Miguel:
The Conquest of Canaan - click to view a larger image
David demoliu o campeão dos Nephilins(Golias) com uma pedra na funda. Apesar de sua relativa simplicidade, a funda foi uma arma mortal, capaz de lançar pedras a centenas de metros, que eram particularmente devastadoras se lançadas a curta distância do alvo.

E vestiu a Davi da sua própria armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça.Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si.Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu.O filisteu também vinha se aproximando de Davi, tendo a: sua frente o seu escudeiro.Quando o filisteu olhou e viu a Davi, desprezou-o, porquanto era mancebo, ruivo, e de gentil aspecto.Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu, pelos seus deuses, amaldiçoou a Davi.Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e eu darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça; os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; para que toda a terra saiba que há Deus em Israel;e para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos.Quando o filisteu se levantou e veio chegando para se defrontar com Davi, este se apressou e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.E Davi, metendo a mão no alforje, tirou dali uma pedra e com a funda lha atirou, ferindo o filisteu na testa; a pedra se lhe cravou na testa, e ele caiu com o rosto em terra.Assim Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra; feriu-o e o matou; e não havia espada na mão de Davi.
Correu, pois, Davi, pôs-se em pé sobre o filisteu e, tomando a espada dele e tirando-a da bainha, o matou, decepando-lhe com ela a cabeça. Vendo então os filisteus que o seu campeão estava morto, fugiram.
Então os homens de Israel e de Judá se levantaram gritando, e perseguiram os filisteus até a entrada de Gai e até as portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho de Saraim até Gate e até Ecrom.
1 Samuel 17:38-52
David displays Goliath's head as proof of his victory (Dore)
Apesar do poder da funda , David sabiamente decidiu decapitar Golias com sua própra espada para se certificar, e provou claramente aos filisteus que seu campeão arrogante estava de fato morto.
Davi tinha matado Golias com o poder de YHWH, que tinha guiado a a pedra ao seu alvo com precisão impecável. Este desarmado, não qualificado, um menino matou um gigante de 4 metros de altura . Além disso, aos olhos dos filisteus, a derrota de seu campeão por um israelita significava que o Deus de Israel derrotou a Baal, o deus dos filisteus naquele dia. Vendo este evento como um sinal claro do céu que eles também tinham que perder, eles fugiram em terror, e foram derrotados pelos exércitos israelitas por todo o caminho até Ecrom. Assim, a terra teve paz por muitos anos - mas os gigantes não tinham ido embora ainda.
Mas nem Israel nem  David tinha visto o último dos gigantes. Na cidade natal de Golias de Gate vivia outros, pelo menos, quatro dos quais também foram guerreiros. Eles foram os filhos de Rapha [isto é, o restante dos refains]. As escrituras identificam um deles como o irmão de Golias, e alguns estudiosos pensam que todos eram seus irmãos. Seus nomes, como os temos, foram Lami, o irmão dele, que era igualmente enorme e tinha uma lança maciça; Isbi-benob, cuja armadura competia em peso com a de Golias; Sipai, cujo enorme altura e tamanho eram a maior de todas  , e para além destes, um, sem nome, que tinha seis dedos em cada mão e pés. Estes gigantes provavelmente descendiam de ambos os anaquins ou refains que fugiram para as cinco cidades dos filisteus nos dias de Josué. 
Embora Golias tivesse vários irmãos, estes também foram mortos por seus “valentes” quem descreveram o nome aos gigantes que mataram  – igualmente a forma como as equipes de esportes de hojetem  nome próprios de personagens históricos e míticos. DeLoach explica como:
Depois que David foi ungido rei, reinou nos próximos sete anos em Hebron. Provavelmente foi durante esses anos, ou logo depois que ele transferiu a capital para Jerusalém,  que Benaías, um de seus trinta homens poderosos, com as façanhas em que ele ganhou fama. Estes incluíam  Benaia matar de dois seres poderosos, ou, como a Versão da Bíblia King James descreve, “homens que pareciam leões ” de Moabe; seu ocaso em uma cova em um dia de neve para lutar contra um leão, e os seus desferiram o golpe mortal em um gigante egípcio. O egípcio grande que Benaías lutou empunhava uma lança tão grande como órgão de tecelão,  enquanto Benaia estava armado apenas com uma espada. Mas,  Benaia arrancou deste gigante sua própria lança e despachou-a com ele.
Mais tarde em sua vida, Davi, ironicamente, quase encontrou seu fim nas mãos de outro gigante, Isbi-benob, que se apoderou de Davi, que estava cansado da batalha. Como resultado, os homens de Davi o fizeram jurar que ele nunca iria sair para a batalha novamente, para que não apagar a lâmpada de Israel. (2 Sam. 21:17) Após esse encontro quase fatal, David deixou o resto dos combates gigantescos para seus poderosos valentes:
Mais tarde, depois de ouvir que os filisteus haviam se reunido em torno da cidade de Gob, perto de Gezer, David enviou um exército contra eles. Na batalha que se seguiu, Sibecai, o husatita matou a Sipai, o gigante. De acordo com Josephus, Sibecai que em outros dias matou várias pessoas que “se gabavam que restavam da posteridade dos gigantes, e se altamente elogiavam por conta disso.” Em outro confronto com essas pessoas em Gobe, Elanã derrubou Lami em um único combate e colocou o restante em fuga. Por fim, em um ataque israelita em Gate, o gigante arrogante com seis dedos em cada mão e seis dedos em cada pé saiu e afrontou Israel. Jonatas, filho de Siméia, sobrinho de Davi, aceitou seu desafio para um combate e o matou. Após isso, os filisteus não mais fizeram guerra contra Israel.

CAÇANDO  GIGANTES
 
Rujm Hiri
Rujm Hiri, um grande circulo  megalítico de pedra, em Basã, o antigo reino de Ogue. Rujm Hiri pode ser anterior a Stonehenge, e podem ter sido construídos pelo mesmo povo.
Embora os gigantes da antiguidade há muito tenham passado, remanescências da sua passagem na terra ainda podem ser encontradas espalhados na Palestina, Jordânia, Egito e Síria / Líbano. Dolmens, círculos de pedra, talvez antigos esqueletos gigantes, armas, armaduras e até mesmo  tecnologias proibidas que , podem aguardar, serão descoberta em toda as regiões, para aqueles que não são ousados ​​o suficiente para enfrentar ameaças terroristas em potencial – ou os riscos perturbadores enterrados dos espíritos que um dia dominaram  terra ,  estão melhor esquecer. Os artefatos mais famosos dos refains são os círculos de pedra Rujm Hiri , o círculo de pedra Gilgal Refaim , e os vários dólmenes espalhados pela antiga Palestina e Jordânia, que marcam os antigos segredos enterrados. Embora o acesso a muitas destas regiões sejam proibidas,restritas e  perigosas, e até mesmo as proibidas, como as disputadas Colinas de Golã , região de Rujm Hiri e Gilgal dos refains, o acesso pode estar disponível para o persistente.
Tendo finalmente eliminado o restante dos gigantes, a terra estava em repouso por muitas décadas no reinado de Davi e seu filho, Salomão. Este foi o fim da fase 5 da guerra de YHWH contra os gigantes. Salomão, literalmente, significa “paz”, é a mesma palavra para a hebraica shalom , o mesmo shalom do jardim do Éden que YHWH tinha a intenção de usar para restaurar Israel na terra de Canaã. Este shalom foi agora restaurado, em parte, sob o reinado de Salomão – literalmente, Shelomo , “homem de paz”. No entanto, como Adão no jardim, Salomão também caiu em idolatria, e começou a adorar os deuses das nações e praticar seus caminhos de pecado, levando toda a nação ao pecado. Como resultado, o shalom foi perdido, e Israel foi dividida pela guerra civil, e depois destruída por completo em invasões muito semelhantes aos que Quedorlaomer infligiu aos Refains durante o tempo de Abraão. Assim como Moisés havia predito, a terra vomitou-os, tal como tinha vomitado os gigantes, e um povo feroz do norte veio e levou-los em cativeiro.
Fase 6 da guerra de YHWH contra os gigantes não existe mais há quase 1.000 anos, quando Cristo nasceu. O cumprimento de muitos milhares de anos de guerra genética, Jesus nasceu, um descendente puro de Adão, não contaminado através de incontáveis ​​gerações, através de Noé, Abraão, Israel, Judá, Davi e, finalmente, Maria. No entanto, apesar de Jesus, desde então, ter ascendido aos céus, a Fase 6 da guerra de YHWH contra os gigantes ainda não está finalizada!. Quem sabe se em algum lugar, secretamente, uma outra “raça superior” de gigantes estão sendo criadas para a conquista do mundo? Há muitos rumores de encontros com “estrangeiros” que desceram dos céus, e vastas fazendas e laboratórios de criação de “super soldados” , pois acompanhamos muitas notícias em programas de rádio, na Internet, e na mídia repleta de assuntos relacionados. Quem sabe? Talvez a consumação da Fase 6 da guerra genética de YHWH contra os gigantes esteja para acontecer, quando mais uma vez Miguel e todo o exército celeste irá travar a última batalha contra os gigantes na Terra. Pois…
Havia gigantes na Terra naqueles dias …

e também depois…

NOTAS FINAIS DOS CAPÍTULOS 1  AO 4:
1 David Larkin e Sarah Teale, Giants (New York: Harry N. Abrams, Inc., 1979), 16.
2 . Cf. Levítico 19:19 : Guardareis os meus estatutos. Não permitirás que se cruze o teu gado com o de espécie diversa; não semearás o teu campo com semente diversa; nem vestirás roupa tecida de materiais diversos. ….” Esta legislação parece proibir especificamente o tipo de intromissão com a Criação de Deus em que os anjos caídos ficaram conhecidos.
3 Ronald S. Hendel, “Quando os Filhos de Deus brincavam com as Filhas dos Homens”, Bible Review Verão 1987, 9-10. Cf. também a nossa discussão sobre os anjos caídos na Parte II da nossa NOVA E FUTURA série sobre A lendária Atlântida
4 Ronald K. Brown, editor, O Livro de Enoque (San Antonio, TX: O Guadalupe Baptist Theological Seminary Press, 2000), 6.
5 David L. Petersen, “Gênesis 6:1-4, o Senhor e da Organização do Cosmos” Jornal para o Estudo do Antigo Testamento, 13 (1979), de 47 anos.
6 Gerald Cooke, “O Filho (s) do (a) de Deus (s)” Jornal da Ciência Altestamentliche 76 (1964), 22
7 David JA Clines, “A Importância do ‘Filhos de Deus’ Episódio (Gênesis 6:1-4) no Contexto da” História Primeval “(Gênesis 1-11)” Jornal para o Estudo do Antigo Testamento, 13 ( 1979), 33-34.
8 Brown, O Livro de Enoque , 6-7.
9 William A. van Gemeren, “Os Filhos de Deus em Gênesis 6:1-4 (um exemplo de desmitologização Evangélica?” Westminster Theological Journal 43 (1987), 347.
9 Leroy Birney, “Um estudo exegético de Gênesis 6:1-4″ Jornal da Sociedade Teológica Evangélica (Inverno 1970), 51.
10 Stephen Quayle, ” Gênesis 6 :Gigantes” (Bozeman, MT: Editora Fim Trovão Time, 2002), 128.
11 Quayle, Gigantes de Gênesis 6 , 129.
12 Robert C. Newman, “Exegese O Ancião de Gênesis 6:2, 4″ Grace Theological Journal 5.1 (1984), 26-27.
13 Newman, “Exegese O Ancião de Gênesis 6:2, 4″, 16.
14 Charles DeLoach “, Gigantes e o Dilúvio”, em Gigantes: Um Guia de Referência da História, a Bíblia, e Legend Gravado (Metuchen, NJ: The Scarecrow Press, Inc., 1995), 105-106.
15 Marc Daniels , ” Sementes do Espaço “, Star Trek Episódio # 24 (1966).
15 DeLoach “, Gigantes e o Dilúvio”, 106.
16 Meredith G. Kline, “Divina Realeza e Gênesis 6:1-4″ Westminster Theological Journal 24 (1962), 200.
17 Clines, “A Importância dos filhos de Deus “, 37.
18 Ronald S. Hendel, “de semideuses eo Dilúvio: Rumo a uma interpretação do Gênesis 6:1-4″ Journal of Biblical Literature 106 / 1 (1987), 23.
19 Douglas A. Elwell, YHWH contra os baalins de Canaã: Contextualização do Antigo Testamento (Wheaton College: Wheaton College Graduate School, 1993), 3-4.
20 Victor P. Hamilton, The New International Commentary (sobre o Novo Testamento: O Livro do Gênesis: Capítulos 1-17 ) Eerdmans, 1990- 402.
21 DeLoach “, Abraão e os Gigantes”, 6.
22 DeLoach “, Abraão e os Gigantes”, 7-8.
23 Conrad E. L’Heureux, Posição entre os deuses cananeus: El, Baal e os refains (Monografias Harvard semita 21) (Missoula, MT: Imprensa Scholars, 1979), 111-112.
24 Johannes C. de Moor, “Rapiuma – Refaim” Jornal de Estudos do Antigo Testamento 88 (1976), 330
25 Conrad L’Heureux, “Refaim, O ugarítico e bíblia” , Harvard Theological Revisão 67 (1974), 265.
26 L’Heureux, “Refaim, O ugarítico e bíblia”, 268-269.
27 Marvin H. Pope, “Cult of the Dead A em Ugarit”, em Ugarit em Retrospect (Winona Lake, IN: Eisenbrauns, 1981), 159-179.
28 de Moor, “Rapiuma — Rephaim”, 333.
29 John Gray, “The Refaim” Palestine Exploration Quarterly 84 (1949), 134.
30 L’Heureux, “Refaim, O ugarítico e bíblia”, 270-271.
31 L’Heureux, “Refaim, O ugarítico e bíblia”, 271-272.
32 Papa, “The Cult of the Dead em Ugarit”, 170.
33 L’Heureux, Posição chefe dos deuses cananeus , 115.
34 Robert Graves e Raphael Patai, Mitos hebraico: O Livro de Gênesis (New York: Doubleday, 1964), 106.
35 DeLoach “, Abraão e os Gigantes”, 6.
36 Papa, “Cult of the Dead A em Ugarit”, 159.
37 ” zamzummims ”
38 Gordon J. Wenham, Commentarios da Palavra bíblica: Gênesis 1-15 (Waco, TX: Livros Word, 1987), 311.
39 ” Horim ”, na Bíblia de Smith -Dicionário (StudyLight.org: http://www.studylight.org )
40 ” aveus; aveus ”, in A Enciclopédia Bíblica Internacional Padrão(StudyLight.org: http://www.studylight.org )
41 DeLoach, “Canaã Anakim”, 45-46.
42 ” Anakim ”, na Bíblia Easton Dicionário (StudyLight.org: http://www.studylight.org )
43 ” Anakim ”, in A Enciclopédia Judaica (JewishEncyclopedia.com: http://www.jewishencyclopedia.com )
44 DeLoach, “Canaã Anakim”, 45-47.
45 ” Seon ”, in A Enciclopédia Judaica (JewishEncyclopedia.com: http://www.jewishencyclopedia.com )
46 DeLoach “, Seom e Ogue Derrube “, 262.
47 DeLoach “, Seom e Ogue Derrube “, 263.
48 Para mais informações sobre os territórios de Seom e Ogue e as tradições por trás deles, ver JR Bartlett “, Seom e Ogue, reis dos amorreus” Vetus Testamentum 20 (1970), 257-277.
49 ” Ogue ”, in A Enciclopédia Judaica (JewishEncyclopedia.com: http://www.jewishencyclopedia.com )
50 DeLoach “, Siom e Ogue ,A Derrocada de”, 266-267.
51 L’Heureux, Posição chefe dos deuses cananeus , 115.
52 de Moor, “Rapiuma — Rephaim”, 323-345.
53 DeLoach, “David vs Golias”, de 77 anos.
54 DeLoach, “David vs Golias”, 77-78.
55 DeLoach, “David vs Golias”, 78.
 
FONTE: APOCALINK
 
 
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